Florianópolis é, atualmente, um dos destinos brasileiros mais visados, tanto por estrangeiros, quanto por brasileiros. O destino – conhecido também por “Ilha da Magia”, por ser composto por uma ilha principal, a parte continental e ilhas menores – conta com belíssimas praias e uma vida noturna bastante agitada.

De acordo com pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo, a capital catarinense recebeu, em 2016, mais de 6,6 milhões de visitantes estrangeiros, ficando atrás somente do Rio de Janeiro.

São 42 praias, mas o governo catarinense afirma que esse número é ainda maior, ultrapassando 100 orlas. A cidade conta com a infraestrutura dos grandes centros, mas preserva o ar tranquilo, com paisagens repletas de áreas verde e praias muito conservadas.

Para quem gosta das mais tranquilas, pouco exploradas e com muita natureza, as praias do sul são as mais indicadas. Já para quem busca um pouco mais de agito e diversão, as praias ao norte da ilha são a melhor pedida.

E no centro histórico é possível conhecer mais sobre a cultura local, comprar artesanatos e se deliciar com os melhores pratos de frutos do mar.

Conheça os principais pontos turísticos:

Santo Antônio de Lisboa

O distrito de colonização açoriana fica entre o centro e as praias do Norte. Nos finais de semana, os deques à beira-mar dos bares e restaurantes ficam lotados, e é possível ter uma boa panorâmica da Ponte Hercílio Luz.

Centro Histórico

Visite o Memorial ao Miramar e a Praça XV de novembro, onde se encontra a Figueira Centenária, a Catedral Metropolitana e o Mercado Público de Florianópolis.

Lagoa da Conceição

Ocupa um generoso pedaço da parte central da ilha. Ali é possível encontrar lojas, bares e restaurantes. É o ponto de agito para quem gosta de aproveitar a vida noturna. A região também conta com a Avenida das Rendeiras – famosa pelo artesanato de rendas.

 

Projeto Tamar

Presente em todo o litoral brasileiro, na luta pela proteção das tartarugas-marinhas, a sede do Projeto Tamar de Florianópolis é a única do Sul do Brasil. Exibe tanques com quatro, das cinco, espécies de tartarugas encontradas nos mares brasileiros. A maioria delas é resgatada.

Museu O Mundo Ovo de Eli Heil

Abriga o acervo da prestigiada artista plástica brasileira Eli M. Heil, com exposição permanente de suas obras. Possui três espaços de exposição: a “Sala de Exposição”, a “Sala de Esculturas” e o anexo, que abriga a obra “Presépio”. Nos jardins do museu estão expostas, ainda, várias esculturas.

Ilha do Campeche

A ilha possui um dos mais ricos ecossistemas do Sul do país, ideal para quem deseja ter contato com a natureza e está em busca de praias com águas claras e calmas. Só é possível acessá-la com escunas. A ilha é totalmente protegida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), por abrigar dez sítios arqueológicos.

Ribeirão da Ilha

O distrito, na parte Sul da cidade, é o principal produtor de ostras da ilha e, diferentemente, de Santo Antônio de Lisboa, é bem calmo. Alguns dos restaurantes mais indicados para se deliciar com as ostras são o Ostradamus e o Rancho Açoriano.